Trump quer acabar com direito à cidadania de filhos de imigrantes

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

Donald Trump disse estar planejando acabar com o direito à cidadania norte-americana para os filhos de não-cidadãos nascidos nos EUA, um compromisso que assumiu ao longo da campanha de 2016.

Em entrevista ao Axios, programa do canal de televisão HBO, o presidente norte-americano garantiu que irá emitir uma ordem executiva para colocar fim ao direito à nacionalidade que, atualmente, todos os bebês nascidos nos EUA têm.

Somos o único país do mundo onde uma pessoa chega, tem um bebê e esse bebê é cidadão dos EUA. Com todos os benefícios que isso traz”, afirmou o presidente norte-americano. “É ridículo. E tem que acabar”.

Contudo, a afirmação não é correta. Mais de 30 países no mundo seguem a prática, incluindo Brasil e Portugal. Segundo a ABC News, não é claro que o direito à cidadania possa ser eliminado com uma ordem executiva e sem uma alteração à Constituição dos EUA.

Ainda que Trump assegure que vai emitir a ordem executiva, a intenção pode levá-lo a uma batalha judicial e colocar os tribunais em discussão sobre a 14ª Emenda da Constituição, que diz: “todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos EUA, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos EUA e do Estado onde residem”.

A emenda, lembra o Público, foi ratificada em 1868, no meio das discussões para a reconstrução do país após a Guerra Civil, entre 1861 e 1865. O objetivo era que os negros, nascidos no território dos EUA ou levados para o país, pudessem ser considerados cidadãos de pleno direito.

O que dizem os críticos dessa interpretação é que a 14ª Emenda só deve abranger os filhos de imigrantes que já tenham recebido autorização de residência permanente, deixando de fora os filhos dos imigrantes sem documentos e em situação ilegal no país.

Essa não é a primeira vez que Trump pede para acabar com o direito à cidadania pelo nascimento nos EUA. A medida fazia parte da sua campanha presidencial, durante a qual usou o termo “bebês-âncora” para descrever crianças nascidas de imigrantes ilegais no país.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …