Cientistas descobrem a última refeição do “Homem do Gelo”; e é digna de um banquete

South Tyrol Museum of Archaeology/EURAC/Samadelli/Staschitz

Ötzi, o Homem do Gelo que, com 5300 anos, é a múmia mais velha da Europa

Pesquisadores descobriram recentemente que a última refeição da múmia conhecida como Ötzi, ou “Homem do Gelo”, foi altamente calórica, digna de um banquete recheado de carne de veado, cabrito e cereais.

Frank Maixner e Albert Zink, do Instituto Eurac, na Itália, analisaram o DNA, as proteínas, gorduras e outros nutrientes presentes no estômago de Ötzi, a múmia mais velha da Europa, para determinar a composição da sua última refeição.

Os resultados da minuciosa análise, publicados semana passada na Current Biology, revelaram que o estômago do “Homem do Gelo” continha restos de veado e de carne de um cabrito selvagem chamado íbex, além de trigo e outros cereais.

Esse banquete representa “uma excelente fonte de energia para um homem que era extremamente magro”, lê-se na Nature.

Segundo o Diário de Notícias, Ötzi, a múmia que tem cerca de 5.300 anos, teria ingerido a sua última refeição entre meia hora e duas horas antes de ser atingido pela flecha que o matou. O “Homem do Gelo” teria sido atingido no ombro, mas não teria sentido qualquer perigo nas horas que antecederam o ataque, dizem os cientistas.

Contudo, se nos concentrarmos no banquete, a maior surpresa não está na quantidade mas sim no nível altamente calórico dos alimentos. A refeição continha 50% de gordura, quando apenas precisamos de 10%. A maior parte das calorias vieram do íbex que os cientistas acreditam ter sido caçado por Ötzi.

“Ötzi parecia saber que as gorduras representam uma excelente fonte de energia. A região alpina, com altitudes que podem chegar aos 3.210 metros, onde o Homem do Gelo viveu, é um grande desafio para a fisiologia humana. Exige um suplemento ótimo de nutrientes para evitar uma queda súbita de energia”, refere Frank Maixner.

Além disso (e como se as surpresas não bastassem), os cientistas descobriram ainda que Ötzi preparava seus próprios alimentos. Análises detalhadas mostraram que a carne estava em muito boas condições, com indícios de ter sido seca ao ar ou aquecida – numa tentativa de preservá-la, muito provavelmente. Só posteriormente teria sido assada ou cozida.

“Ötzi pode ter sentido dores no estômago devido aos parasitas que detectamos no seu intestino, e recorreu a plantas como remédio. Também é concebível, no entanto, que ele tenha usado as folhas para embrulhar a comida e que tenham ficado vestígios da planta nos alimentos”, explica Zink, referindo-se aos vestígios de fetos e a uma espécie de trigo, chamado einkorn, encontrados.

Duvidas não restam: Ötzi não se alimentava nada mal. “A última refeição do Homem do Gelo foi uma mistura equilibrada de carboidratos, proteínas e lípidos – perfeitamente adequada às necessidades de quem vivia numa região alta dos Alpes”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …