Um meteorito explodiu em Júpiter, e um astrofotógrafo capturou o fenômeno em vídeo

O astrofotógrafo Ethan Chappel, do Texas (EUA), captou uma visão incrivelmente rara com sua câmera: o flash do que parece ser um impacto na atmosfera superior de Júpiter.

“Depois de ver o vídeo e me ter apercebido do flash, a minha mente começou a andar às voltas. Senti urgentemente a necessidade de partilhar isto com as pessoas que achassem os resultados úteis”, explica Ethan Chappel ao Science Alert.

O evento ocorreu no último dia 7 de agosto. Chappel escreveu na rede social Twitter: “Fiz uma imagem de Júpiter hoje à noite. Parece muito com um flash de impacto no cinturão equatorial do sul”.

Você deve ter reparado no estranho brilho que surge e desaparece no canto inferior esquerdo da imagem. Ele não lembra nenhum fenômeno natural que ocorre no planeta, como relâmpagos e auroras. É por isso que Chappel compartilhou o vídeo – deve se tratar de um impacto de meteorito, e muitos cientistas poderiam achar a filmagem útil.

“Conseguir um vídeo como esse, uau, nunca vi nada parecido antes. Totalmente de tirar o fôlego”, comentou o astrônomo Jonti Horner, da Universidade de Southern Queensland (Austrália), com o ScienceAlert.

Impactos de bólides não são raros em Júpiter (um bólide é um meteorito na forma de um globo inflamado e brilhante que atravessa velozmente a atmosfera de um planeta, explodindo no ar e produzindo um flash).

Eles já são bastante comuns na Terra, e nós somos um alvo muito menor e gravitacionalmente menos intenso que Júpiter. Isso sem contar o fato de que o gigante de gás é cercado por objetos como cometas e asteroides que podem ser “pegos” pela sua gravidade.

Para se ter uma noção do que estamos falando, um estudo de 1998 descobriu que a taxa de impactos em Júpiter é provavelmente cerca de 2.000 a 8.000 vezes maior do que a taxa de impactos na Terra.

Apesar de termos muitas “oportunidades”, tais eventos dificilmente são registrados em câmera. Telescópios já conseguiram captar sinais de tais impactos, como o do cometa Shoemaker-Levy 9 em 1994, mas ver um deles acontecendo é algo inexplicavelmente precioso.

É um evento muito fugaz, são alguns segundos”, disse Horner ao ScienceAlert.

Para os cientistas, é muito interessante ter um vídeo como este, que mostra o flash brilhando intensamente e desaparecendo. Isso significa que eles poderão comparar a filmagem com outros eventos raros também capturados em câmera, como o meteoro de Chelyabinsk de 2013, estudando a duração e outras características do impacto.

Não é possível dizer qual o tamanho do meteorito que atingiu Júpiter, mas, para o fenômeno ter sido visível da Terra, não deve ter sido muito pequeno.

Por conta disso, pode ser que o impacto tenha deixado alguma marca que pode ser estudada por sondas que estão atualmente orbitando Júpiter, como a Juno da NASA. Por enquanto, os cientistas não pensam que tal marca exista, mas talvez Juno tenha sorte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …