Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais.

Yarraka Bayle postou o vídeo do filho, Quaden, chorando após ser vítima de bullying na escola por seu nanismo. “É isso que o bullying faz”, diz ela no vídeo, no qual o menino também afirma que quer se matar.

O vídeo, visto mais de 14 milhões de vezes, gerou uma série de mensagens de apoio nas redes sociais e a hashtag #WeStandWithQuaden.

Celebridades como o ator Hugh Jackman e o jogador de basquete Enes Kanter se pronunciaram, enquanto pais de outros países compartilharam mensagens de vídeo de seus filhos. Jackman disse a Quaden: “Você é mais forte do que imagina, companheiro” e pediu a todos que “sejam gentis”.

No vídeo de seis minutos, publicado na terça-feira, a mãe de Quaden descreve o bullying recorrente que o filho sofre todos os dias. A família, que é de origem aborígene, vive em Queensland, na Austrália.

“Acabei de pegar meu filho na escola, presenciei um episódio de bullying, liguei para o diretor e quero que as pessoas saibam — pais, educadores, professores — esse é o efeito que o bullying tem”, diz Bayle, enquanto o menino soluça. “Todo dia… acontece alguma coisa. Outro episódio, outro bullying, outra provocação, outro xingamento.”

“Vocês podem, por favor, educar seus filhos, suas famílias, seus amigos?”

Qual foi a reação?

A hashtag #StopBullying estava entre as mais citadas no Twitter nesta sexta-feira, enquanto as pessoas descreviam suas próprias experiências e pediam para Quaden “aguentar firme”. Crianças de diferentes países também postaram mensagens em solidariedade.

O comediante americano Brad Williams, que tem o mesmo tipo de nanismo, chamado acondroplasia, afirmou que arrecadou mais de US$ 130 mil em menos de um dia para levar a família para a Disney.

“Isso não é apenas para Quaden, é para quem sofreu bullying na vida e ouviu que não era bom o suficiente”, escreveu ele na página de arrecadação de fundos. “Vamos mostrar a Quaden e aos demais, que há coisas boas no mundo e que eles são dignas delas”.

Eric Trump, filho do presidente dos EUA, descreveu o vídeo como “absolutamente comovente“. Enquanto isso, o astro do basquete Enes Kanter tuitou: “O mundo está com você” e convidou a família para um jogo da NBA, liga de basquete americana.

As equipes esportivas da Austrália também demonstraram seu apoio a Quaden — o time da liga de rúgbi indígena convidou o menino a liderar a equipe em uma partida neste fim de semana.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …