O tempo passa mais rápido depois dos 30 – e há uma explicação

Se os seus avós ou pais com mais de 50 anos estiverem por perto, peça a eles que contem qualquer história da vida. É provável que eles contem algum episódio de quando tinham entre 15 e 30 anos – fase que é conhecida como o “pico de reminiscência”.

Este pico da memória começou a despertar a atenção de pesquisadores na década de 1980, quando estudos começaram a trazer evidências de que a memória tem uma afinidade peculiar com acontecimentos que se passaram na terceira década da vida.

Esses estudiosos não sabiam se o que causava essas memórias detalhadas era a forma como o nosso cérebro de 20 e poucos anos codifica informações, ou se seria devido aos tipos de eventos que acontecem nessa fase da vida, ou ainda, se memorizamos melhor os marcos da vida que acontecem nessa época.

É entre o final da adolescência e os 30 anos que a maioria das pessoas se forma na escola ou universidade, que encontra o primeiro emprego, faz a primeira viagem sem os pais, que tem a primeira paixão, faz sexo pela primeira vez, que se casa e até tem filhos. Um estudo de 1988 mostrou que 93% das memórias mais lembradas são sobre eventos que aconteceram pela primeira vez.

O cérebro jovem também codifica melhor informações sobre o mundo porque o órgão está em plena forma. A função cognitiva sofre um declínio com a idade e o fluxo das memórias pode ficar mais lento.

Mas aqui entra um dado curioso: um estudo de 2010, de Annette Bohn e Dorthe Berntsen, acabou criando o pico da reminiscência em crianças que nem tinham passado por essa fase ainda. Pediram a alunos entre os 10 e os 14 anos para escreverem suas histórias de vida como se fossem idosos. Essas crianças descreveram com maiores detalhes os anos da juventude, entre os 20 e os 30 anos.

Este fenômeno motivou a criação de outra teoria sobre o pico, que se foca nos fatores motivacionais da memória, que sugere que organizamos eventos que nos ajudam a perceber quem somos. Isto se chama “perspectiva da narração”.

Segundo a teoria, a memória é condicionada culturalmente. Lembramos melhor de eventos que nos definem como pessoas e que reforçam a imagem de quem pensamos ser. Assim, a noção de identidade e a memória estariam bastante conectadas.

A importância das memórias na fase dos 20 anos de vida, ajudaria a explicar por que remakes de filmes ou adaptações de livros para o cinema costumam acontecer exatamente 20 anos depois de os originais saírem pela primeira vez.

Com efeito, os fatos que tocam as pessoas quando elas são jovens continuam presentes nas suas vidas até que cheguem à fase em que a sua própria geração começa a produzir cultura em peso – por volta dos 40 anos.

Mesmo assim, ainda há muitas perguntas sem respostas, que com certeza renderão ótimos estudos no futuro. Há algo na juventude que nos faz relacionar o mundo externo com o interno com mais intensidade do que em outras fases da vida? Passar por uma nova fase de “primeiras vezes” na vida madura causaria um segundo “pico de reminiscência”?

Só as próximas pesquisas poderão responder a estas e outras perguntas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …