No palco, um cenário simples: uma mesa, flores vermelhas, uma jarra com água, velas ainda não acesas e até mesmo uma lata do refrigerante “Guaraná Jesus”. Vinho? Somente no final, em pequenos cálices, para os espectadores que aplaudiram longamente – e de pé. Sobre o tablado, uma atriz que lotou o Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, em plena noite de segunda-feira (28).
Renata Carvalho deu voz e vida, de maneira comovente, ao monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” e se tornou a primeira travesti a encenar uma montagem no festival Cena Contemporânea. O festival está na 18ª edição.
A peça, dirigida por Natalia Mallo e traduzida do texto original da inglesa Jo Clifford, foi apresentada nesta segunda (28), mas novas encenações estão marcadas para ocorrer nesta terça (29) em Taguatinga, na quarta (30) em Ceilândia, e na quinta (31), no Gama, encerrando a participação no Festival Internacional de Teatro de Brasília de 2017.
“Ter uma personagem trans interpretada por uma atriz trans faz diferença sim”, disse Renata Carvalho, ao fim da montagem.
No espetáculo, poético e envolvente, Jesus é uma mulher trans que remonta aos ensinamentos seculares para enaltecer mulheres, homossexuais, garotas de programa e outros excluídos.
A “ferramenta”, neste caso, são os ensinamentos de amor, empatia e respeito.
A intolerância e a exclusão da pessoa trans são motes da fala da personagem, que atenta o espectador para a não aceitação e para a sexualização dos corpos dessas pessoas. O tema é abordado no rebuscado texto da obra – ainda que gere risadas fáceis da plateia, quando a atriz apela para o humor desbocado das gírias LGBT.
Os pronomes e adjetivos são colocados no feminino, até mesmo para a figura de Deus. Renata domina a plateia do alto do palco, e também caminhando por entre as fileiras de assentos, como um pregador que orienta seus fiéis sobre preceitos essenciais na condição da vida humana.
O sermão, entretanto, é relaxado: batidas de funk e trocas de figurino são os momentos de respiro em quase uma hora de espetáculo. Ao longo desse tempo, a atriz relaciona as mais variadas parábolas bíblicas aos casos de intolerância, desrespeito e preconceito enfrentados pela população trans.
Amigos nao quero ser melhor que ninguem pois sou pecador igual a todos, mas procuro obedecer o que diz a palavra de DEUS, e eu acho isso uma aberraçao falta de de respeito a um DEUS santo e poderoso, e que eu vou chamar isso de uma brincadeira de mal gosto, por isso que o mundo esta do jeito que esta, pois falta respeito ao ser santo e que merece todo nosso respeito, por favor procurem ler a biblia com cuidado e procurando entender com a ajuda do ESPIRITO SANTO, para nao cometerem aberraçoes como essa, por favor amigos repense esse mal entendido, peça perdao a DEUS, se arrependa dessa blasfemia de todo coraçao, pois nao estamos falando de qualquer pessoa nao, estamos falando do ser mais santo e digno de todo o respeito e honra e gloria, olhe o que diz o livro do apocalipse´Ó SENHOR DEUS, TODO PODEROSO COMO SAO GRANDES E MARAVILHOSAS AS TUAS OBRAS REI DAS NAÇOES, COMO SAO JUSTOS E VERDADEIROS OS TEUS PLANOS QUEM NAO TI TEMERÁ?QUEM NAO VAI QUERER ANUCIAR A TUA GLORIA? POIS SO TU ÉS SANTO. . . `Portanto amigo parem com essa bricadeira de mal gosto, se arrependam e respeite o nome de nosso DEUS, E em malaquias ele pergunta, mal, cap, um versos de 6 a 8, O SENHOR TODO PODEROSO DIZ A VOCES, O FILHO RESPEITA O PAI, O ESCRAVO RESPEITA O SEU SENHOR, SE EU SOU O PAI DE VOCES , POR QUE É QUE VOCES NAO ME RESPEITAM, MAS MESMO ASSIM PERGUNTAM: “ COMO FOI QUE TE DESPREZAMOS ? FOI COM ALIMENTO IMPURO QUE VOCES ME OFERECEM NO ALTAR. E VOCES AINDA ME PERGUNTA COMO É QUE ESTAMOS TE OFEDENDO? prestem bem ateçao nestas palavras de deus continuando o verso 7, QUANDO ACHAM QUE TEM O DIREITO DE PROFANAR O MEU ALTAR, amigos queremos todos os direitos do mundo, de igualdade de ir e vir, e ai de alguem que por algum motivo tocar nos meus direitos, e como nos achamos no direito de profanar os direitos de um DEUS santo, puro e verdadeiro, pense nisso e deem um basta nesta profanaçao, pois quem mexe com DEUS do jeito que voces estao mexendo pagará um preço muito alto, nao fica impune nao, por isso tomem cuidado.
Manoel Nazareno, vc disse tudooooooo!!Faço as suas palavras as minhas palavras. Nada fica impune e quem assistir a peça, está apoiando essa aberração.
Pra não se estender muito… eu tenho pena deles! Só Jesus na causa!
Como considerar arte tamanho desrespeito para com o nome sagrado de Jesus Cristo? Somente a falta de conhecimento de quem foi Jesus Cristo, o que ele representa para mais de dois bilhões cristãos, pode criar e promover essa essa aberração e ainda rotulá-la de arte. Eu também concordo com o que acima escreveu Manoel Nazareno.
Quando adotamos posicionamentos, fazemos ou praticamos coisas que no intimo nos inquieta e nos tira a paz , busca-se logo arrebanhar sócios ou parceiros para justificar e dividir a incomoda culpa que sofrida e veladamente passamos a carregar .
O fato em questão, induz a se presumir estarem buscando de forma desesperada porem desrespeitosa e inconsequente a tentativa de se justificarem e se libertarem de um intimo e terrível sentimento que os persegue e atormenta. – COITADOS ! – DIGNOS DE PENA !
– QUE DEUS OS ORIENTE .
Temer não é presidente? Corruptos não estão soltos? Pois é. num país desse
tudo pode acontecer , até aplaudirem uma peça dessa.