Estudo revela ligação entre grandes terremotos na Itália e emissões ocultas de CO2

Jorge Nunez / EPA

Após um terremoto em 2009, foi conduzido um estudo no país europeu até 2018, que descobriu que centenas de milhares de toneladas de dióxido de carbono saíram para a atmosfera como resultado do tremor.

Cientistas do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia descobriram que os terremotos na Itália estão ligados a emissões de dióxido de carbono (CO2), noticiou o portal Science Alert.

Tudo começou quando um terremoto atingiu a cidade montanhosa italiana de L’Aquila em abril de 2009. Em seguida, pesquisadores da instituição começaram medindo o dióxido de carbono que estava borbulhando nas nascentes próximas, esperando detectar que processos terrestres, que não das placas tectônica, poderiam ter desencadeado o choque sísmico. O processo levou anos e foi concluído em 2018. Nesse período ocorreram mais dois terremotos significativos.

Os cientistas compararam os pulsos de gás CO2 dissolvido que se originaram no subsolo profundo de dois aquíferos de água cerca de dez a 15 quilômetros abaixo do solo, que se alimentam de nascentes superficiais, com os registros de atividade sísmica.

Segundo descobriram os autores do estudo publicado na revista científica Science Advances, houve 1,8 milhão de toneladas de dióxido de carbono lançado à superfície, o equivalente à quantidade de carbono emitido por 350.000 carros em um ano.

“Os terremotos dos Apeninos na última década estão claramente associados à subida de CO2 profundamente derivado”, afirmaram os autores em comunicado de imprensa, acrescentando que há correlação positiva entre as emissões do gás e os períodos de atividade sísmica.

Os cientistas apontaram que este método pode ser utilizado em investigações futuras, tendo em conta as preocupações com a poluição atmosférica global. “A análise das águas subterrâneas torna possível investigar áreas relativamente grandes e processos tectônicos relacionados em escala regional”, comentam.

“O estudo de águas subterrâneas em áreas tectonicamente ativas seria uma ferramenta poderosa para estimar melhor o orçamento global das emissões tectônicas de dióxido de carbono para a atmosfera”, afirmaram os pesquisadores.

As expulsões de CO2 foram anteriormente medidas nos Apeninos e em alguns pontos ao longo da fenda do leste africano, que vai da Etiópia até Moçambique, mas esta é a primeira vez que é revelada a ligação entre terremotos e o dióxido de carbono fluindo através de nascentes e respiradouros ao longo do tempo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …