Bíblia pode ter defendido o vegetarianismo

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Nele, uma citação parece sugerir o vegetarianismo e mostrar que os vegetais foram oferecidos para a alimentação dos seres humanos.

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão sementes e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão sementes; isso vos será por alimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez”, Gênesis 1:29 e 1:30.

Ele não disse: “Te dou todo os animais para te servir por alimento”. Mas sim, as sementes, as árvores e os frutos para que sirvam de alimento a vocês e aos animais.

Segundo o livro de Gênesis, Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden. Sua alimentação deveria ser baseada nos frutos de todas as árvores (Gen. 2:16), com excessão da árvore do conhecimento (Gen. 2:17).

O pecado original fez com que o homem fosse expulso do paraíso, mas que ganhou a permissão ainda de comer as ervas do campo (Gen. 3:18). Ou seja, depois de ter os frutos como alimentação, agora poderiam comer outros vegetais cultivados.

Já fora do paraíso, Adão e Eva tiveram filhos e dez gerações depois nasce Noé, que vive o dilúvio enviado por Deus. A Noé ficou a missão de construir uma arca e salvar sua família, além de um casal de cada espécie de animal.

Passado o dilúvio, já com a terra seca, seria impossível que tanto a família quanto os animais se alimentassem de plantas. Assim, Noé e seus filhos, segundo a Bíblia, foram os primeiros seres humanos que comeram carne.

“Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues.” (Gen. 9:2).

Além do homem passar a ser onívoro, é neste momento que surgem animais herbívoros e carnívoros: “Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora.” (Gen. 9:3).

A frase “como vos dei a erva verde” também sugere que os humanos fossem veganos. Porém Noé estava em uma situação bastante desafiadora e não necessariamente mostra que deveríamos seguir comendo carne até hoje.

Na interpretação do primeiro grão-rabino de Israel, Rav Kook, esta era uma permissão baseada na falta de recursos e não definitiva.

Exôdos

Existe ainda um segundo momento em que a Bíblia mostra que era a intenção de Deus que o homem fosse vegetariano. Na época em que os israelitas saíram do Egito, Deus enviou aquele povo recém-liberto da escravidão para vagar pelo deserto em busca da purificação.

Foi lhes dado um alimento que caia do céu, que era “como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel”, Êxodo 16:31, Números 11:7.

Durante a travessia do deserto, as pessoas começaram pedir pelos alimentos que consumiam no Egito – carne e peixes, entre outros (Num. 11:4-5). “Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este manah” (Num 11:6).

Deus atendeu aos pedidos oferecendo codornizes, que foram sopradas pelo ventos dos mares. Mas a punição viria logo depois: “Estando ainda a carne entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, quando a ira do Senhor se acendeu contra o povo, e o feriu com grande praga.” (Num. 11:33).

O lugar onde ocorreu esse incidente foi batizado de “Kivrot Hataava”, que em português significa Tumbas da Luxúria, porque foi o desejo de luxo daquele povo, e não sua necessidade, o que os levou à morte (Num. 11:34).

Como escreveu Sergio Greif no texto “A Bíblia preconiza o vegetarianismo”, essa passagem mostra que temos já o alimento que precisamos, em fartura, para estarmos vivos e saudáveis mas, “quando buscamos alimentos que não nos são apropriados, perecemos”.

Daniel, filho de Judá

Quando Nabucodonosor, rei de babilônia, sitiou a Jerusalém (Daniel 1:1), determinou que jovens de boa aparência, inteligentes e estudados deveriam ir ao palácio do rei lhe ensinarem o idioma dos caldeus (Daniel 1:4).

“E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias”, Daniel 1:5,6.

Daniel então se recusou a comer as carnes do rei e fez uma sugestão ao chefe dos eunucos: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos”, Daniel 1:12,13.

“E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei”, Daniel 1:15.

Não matarás

A frase dos Dez Mandamentos, dados por Deus a Moisés, não somente se refere ao nosso próximo, mas fala muito em não praticar o mal a inocentes.

Dizer que Deus nos deu os animais para que pudéssemos comê-los é jogar para Deus a responsabilidade de algo fruto da nossa fraqueza.

Na Bíblia, o consumo de carne está muitas vezes relacionado ao paganismo e à luxúria das festas, bem como aos sacrifícios feitos aos falsos ídolos.

“Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue” (Atos 15:20).

Não destruas por causa da comida a obra de Deus (…) bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece ou se escandalize ou se enfraqueça” (Romanos 14:20-21).

Em todo caso, a mesma Bíblia ainda diz: “por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por Ele” (Romanos 14:10).

O livre arbítrio ainda nos permite escolher como nos alimentar, mas, independente da crença religiosa, estes também são dados históricos sobre a humanidade. Vale a reflexão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …