Coreia do Sul cria faixa de pedestres de alta tecnologia contra “zumbis de smartphones”

A Coreia do Sul tem um problema de “smumbie”, como são apelidados os “zumbis smartphones”, que andam sem olhar para frente, de olhos colados às telas, causando incontáveis acidentes de trânsito.

Para resolver o problema, os pesquisadores sul-coreanos testam uma solução surpreendente: uma passagem para pedestres completamente conectada ao aplicativo Watch Out, desenvolvido especialmente para avisar os “zumbis” que o sinal está fechado para eles.

A experiência acontece em Ilsan, nos subúrbios de Seul, na Coreia do Sul. É uma faixa de pedestres, coberta por sensores e câmeras de imagem térmica. Quando alguém atravessa, ele é detectado, o que aciona todo um sistema de alerta, destinado a motoristas e pedestres.

Luzes LED vermelhas e azuis começam a piscar, um feixe de laser grava uma mensagem no chão, e, sobretudo, um alerta aparece na tela do telefone do pedestre, pedindo-lhe para olhar para cima e perceber a chegada de um carro. Para utilizar o serviço, o pedestre deve primeiro baixar o aplicativo em seu smartphone.

O sistema foi inventado por um instituto público de pesquisa em engenharia civil. “Um número crescente de acidentes causados ​​por ‘smumbies’ ocorrem em faixas de pedestres, e estas luzes são cruciais para evitá-los“, diz Kim Jong-hoon, um dos pesquisadores.

A Coreia do Sul tem a maior taxa de penetração de smartpones no mundo: 94% da população adulta possui um aparelho. E, embora não esteja necessariamente ligado ao fenômeno dos “smumbies”, o país também passa por um problema de segurança no trânsito, com um grande número de acidentes.

Em 2017, 1.600 pedestres foram mortos na estrada e 272 acidentes foram relacionados a usuários de smartphones, de acordo com a emissora de televisão Canal A.

A passagem para pedestres conectada não é a primeira tentativa das autoridades coreanas para resolver o problema: a cidade de Daegu instalou semáforos no chão, embutidos na calçada, de modo que os usuários de smartphones possam saber quando atravessar a rua, sem levantar a cabeça! Em Seul, vários painéis colocados no chão também imploram cautela aos muitos “smumbies”.

A famosa travessia de pedestres conectada em Ilsan não agrada a todos. Mesmo que os comentários online sejam bastante positivos, vários usuários apontam seu preço alto: €12.000 (R$54.200) por cruzamento!

Alguns temem que este tipo de iniciativa desresponsabilize ainda mais os usuários de smartphones, o que pode aumentar o risco de acidentes. Eles apontam que as atividades de prevenção podem ser mais efetivas a longo prazo. Mas os pesquisadores que desenvolveram o sistema estão otimistas e esperam que sua solução seja instalada em breve em todas as cidades da Coreia do Sul.

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …