Coreia do Sul cria faixa de pedestres de alta tecnologia contra “zumbis de smartphones”

A Coreia do Sul tem um problema de “smumbie”, como são apelidados os “zumbis smartphones”, que andam sem olhar para frente, de olhos colados às telas, causando incontáveis acidentes de trânsito.

Para resolver o problema, os pesquisadores sul-coreanos testam uma solução surpreendente: uma passagem para pedestres completamente conectada ao aplicativo Watch Out, desenvolvido especialmente para avisar os “zumbis” que o sinal está fechado para eles.

A experiência acontece em Ilsan, nos subúrbios de Seul, na Coreia do Sul. É uma faixa de pedestres, coberta por sensores e câmeras de imagem térmica. Quando alguém atravessa, ele é detectado, o que aciona todo um sistema de alerta, destinado a motoristas e pedestres.

Luzes LED vermelhas e azuis começam a piscar, um feixe de laser grava uma mensagem no chão, e, sobretudo, um alerta aparece na tela do telefone do pedestre, pedindo-lhe para olhar para cima e perceber a chegada de um carro. Para utilizar o serviço, o pedestre deve primeiro baixar o aplicativo em seu smartphone.

O sistema foi inventado por um instituto público de pesquisa em engenharia civil. “Um número crescente de acidentes causados ​​por ‘smumbies’ ocorrem em faixas de pedestres, e estas luzes são cruciais para evitá-los“, diz Kim Jong-hoon, um dos pesquisadores.

A Coreia do Sul tem a maior taxa de penetração de smartpones no mundo: 94% da população adulta possui um aparelho. E, embora não esteja necessariamente ligado ao fenômeno dos “smumbies”, o país também passa por um problema de segurança no trânsito, com um grande número de acidentes.

Em 2017, 1.600 pedestres foram mortos na estrada e 272 acidentes foram relacionados a usuários de smartphones, de acordo com a emissora de televisão Canal A.

A passagem para pedestres conectada não é a primeira tentativa das autoridades coreanas para resolver o problema: a cidade de Daegu instalou semáforos no chão, embutidos na calçada, de modo que os usuários de smartphones possam saber quando atravessar a rua, sem levantar a cabeça! Em Seul, vários painéis colocados no chão também imploram cautela aos muitos “smumbies”.

A famosa travessia de pedestres conectada em Ilsan não agrada a todos. Mesmo que os comentários online sejam bastante positivos, vários usuários apontam seu preço alto: €12.000 (R$54.200) por cruzamento!

Alguns temem que este tipo de iniciativa desresponsabilize ainda mais os usuários de smartphones, o que pode aumentar o risco de acidentes. Eles apontam que as atividades de prevenção podem ser mais efetivas a longo prazo. Mas os pesquisadores que desenvolveram o sistema estão otimistas e esperam que sua solução seja instalada em breve em todas as cidades da Coreia do Sul.

// RFI BR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …