Tensão no Oriente Médio prestes a ser agravada com a mudança de embaixada dos EUA para Jerusalém

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

Vivem-se dias de alta tensão no Oriente Médio depois da retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã. E o “barril de pólvora” pode explodir na próxima semana, com a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém.

Depois do anúncio de Trump da saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã, Israel e Irã dispararam mísseis um contra o outro. Mas há receio de que o ambiente de alta tensão seria agravado ainda mais com a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém, que acontece já na próxima semana.

As consequências da decisão, que foi uma das promessas da campanha eleitoral de Trump, são imprevisíveis. Mas não há dúvidas de que podem surgir atos de violência, e as autoridades norte-americanas preparam a mudança com medidas de segurança reforçadas.

“Numa situação altamente tensa, jogamos gasolina na fogueira nos retirando do acordo nuclear com o Irã”, destaca o ex-dirigente da CIA, Bruce Riedel, em declarações à CNN.

Riedel diz que a mudança da embaixada para Jerusalém é “muito perigosa”. “É enviar o sinal de que os EUA querem confrontar o Irã, e esse é um sinal que os israelenses e os sauditas estão muito ansiosos para ouvir”, sustenta Riedel.

Além da tensão entre Israel e Irã, a Arábia Saudita mantém, na fronteira com o Iêmen, uma guerra com os rebeldes hutis, que são apoiados pelas autoridades iranianas. Os EUA são acusados de apoiarem secretamente os sauditas nessa guerra contra os rebeldes muçulmanos.

A guerra civil na Síria continua também incendiando a região. E há ainda a tensão que persiste há anos entre Israel e a Palestina, com ambos os países a considerarem Jerusalém como sua capital.

Ainda é acrescido o fato de Jerusalém ser considerada uma cidade sagrada na maioria dos países árabes.

Além disso, a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém acontece no dia em que se comemora o aniversário da fundação de Israel, data conhecida como “Naqba” ou “desastre” pelos palestinos, porque levou “centenas de milhares de palestinianos” a serem “forçados a fugir das suas casas”, frisa a CNN.

É como colocar “sal na ferida”, segundo a análise de alguns especialistas da região na estação norte-americana.

Mas para o embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, a decisão de Trump irá acabar gerando “maior estabilidade” na região, pois “cria uma oportunidade e uma plataforma para proceder com o processo de paz com base em realidades, mais do que em fantasias”, conforme declarações divulgadas pela CNN.

Entretanto, Israel tem tentado obter o apoio da Rússia contra o Irã na Síria, onde os russos têm atuado como aliados do regime no poder, liderado por Bashar Al Assad. Mas as negociações não estariam fáceis.

Publicamente, a Rússia se une às vozes do Reino Unido, da Alemanha e da França que apelam à “moderação” na zona para evitar uma escalada de violência. Uma intervenção que visa também a defesa de interesses econômicos no Irã, onde empresas francesas e alemãs, por exemplo, têm se manifestado preocupadas com as sanções impostas pelos EUA, no seguimento da saída do acordo nuclear.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …