EUA: “Trump tenta manter opções em aberto” para eleições presidenciais de 2024

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota – que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida.

Diante de uma multidão de conservadores, ele criticou Joe Biden e os republicanos que o decepcionaram. Mas, se Trump descartou a ideia de criar um novo partido, a questão de seu retorno em 2024 permanece sem resposta. Para entender melhor o processo, a RFI entrevistou Jeremy Ghez, especialista na vida política norte-americana.

“Donald Trump esteve bem à vontade no retorno à sua vida política”, diz Jeremy Ghez. “Trump é um animal político cuja morte anunciamos diversas vezes, mas esse animal demonstra muita vontade de continuar a exercer um papel na vida política norte-americana”, analisa.

Ghez considera que a perpétua negação de Trump de sua derrota nas eleições presidenciais de 2020 faz parte de sua “imagem de marca”. “Ele sempre explicou à Terra inteira que ele era uma figura que o establishment tentava assassinar politicamente e, na verdade, os resultados ‘roubados’ da eleição são simplesmente a prova disso”, afirma o autor e pesquisador francês.

“Essa marca de fábrica o permite de conversar um certo elã político sobre aproximadamente um terço do eleitorado norte-americano, para quem esse tipo de discurso funciona maravilhosamente”, diz.

Para Ghez, a prudência de Trump se deve ao fato de seus advogados o terem prevenido de não se pronunciar de forma brusca, sobretudo sobre os eventos do 6 de janeiro, quando o Capitólio foi invadido.

Processo criminal?

“Ele corre um risco grande em caso de um processo criminal potencial, mas, além disso tudo, não tenho certeza que Trump tenha vontade de ser novamente presidente. Penso que ele mantém sobretudo ambições midiáticas e de influência na vida política norte-americana, mas não diria que se sente atraído por um novo mandato”, afirma. “Ele tenta manter suas opções em aberto, e é isso que ele fez em sua volta ao palco da política”, disse.

Ghez não acredita que Trump vá optar por criar um novo partido, depois de ter participado ativamente da desagregação do Partido Republicano, conservador, nos Estados Unidos. “Primeiro, isso custaria terrivelmente caro e ele não teria garantias de sucesso”, analisa.

A divisão do Partido Republicano está em curso há quatro anos. A tradição conservadora tentou se apropriar de Donald Trump para ganhar a Casa Branca, mas nunca esteve verdadeiramente alinhada com sua visão populista do mundo”, diz o especialista.

“Hoje em dia alguns se dizem que, finalmente, a receita de Trump não era assim tão ruim, afinal ele teve 74 milhões de votos e foi capaz de abocanhar uma fatia do eleitoral tradicional democrata, indo buscar a população mais vulnerável, sobretudo no norte do país”, analisa.

“Esse debate dominará a cena política norte-americana pelos próximos dois anos e será apaixonado, porque será necessário indicar qual caminho o Partido Republicano finalmente seguirá”, conclui.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …