Morte de grávida atacada por matilha levanta debate sobre caça na França

(dr) Facebook

Uma grávida, que passeava com seus cachorros em um bosque no norte da França, morreu no sábado (16) depois de ser atacada por uma matilha que participava de uma caça de cervos.

A morte violenta levantou um debate sobre a autorização das caçadas no país, encabeçado pela ex-atriz e ativista da causa animal Brigitte Bardot.

Bardot, presidente de uma fundação que leva seu nome e batalha pelo bem-estar animal, disse ter ficado “profundamente abalada” ao saber do caso. Em uma carta, ela pediu à ministra francesa de Transição Ecológica, Elisabeth Borne, que suspenda “imediatamente qualquer autorização de caça para esta temporada”.

Mas a Associação Francesa de Caçadores declarou, em um comunicado, que “nada aponta o envolvimento de cachorros de caça na morte desta mulher”. A França tem mais de 30 mil cães de caçada. De acordo com a associação, “estes cães estão treinados para caçar um animal específico e obedecer ao homem em qualquer circunstância”.

O corpo da mulher de 29 anos foi encontrado em um bosque nos arredores da cidade de Villers-Cotterets, a cerca de 90 quilômetros ao nordeste de Paris, disse a Procuradoria da localidade vizinha de Soissons. Ela tinha saído para passear com dois dos seus cinco cachorros, quando teria se deparado com a matilha que praticava caça no momento.

A necropsia determinou que ela morreu de “hemorragia depois de várias mordidas de cães nas extremidades superiores e inferiores e na cabeça”, relatou o procurador Frederic Trinh, na terça-feira (19). Algumas das mordidas foram “post mortem”, acrescentou.

Em uma entrevista à emissora BFMTV, o companheiro da vítima afirmou que, ao encontrá-la, ela estava praticamente despida e tinha mordidas por todo o corpo. Ele não pôde resgatá-la imediatamente, porque “cerca de 30 cães de caça estavam em volta e se aproximavam” dele. O homem teve de se refugiar dentro do carro para poder chamar a polícia, conforme relatou à emissora francesa.

O procurador Trinh declarou que foram feitos testes com 93 cães, incluindo alguns de caça e cinco da própria vítima, para tentar estabelecer quais a atacaram. A polícia iniciou uma investigação por homicídio culposo por ataque canino.

Segundo o jornal local “Le Courrier Picard”, os cães caçavam cervos. A mulher havia ligado para seu companheiro para relatar a presença de “cães ameaçadores”, disse a procuradoria.

Nas redes sociais, a vítima gostava de publicar fotos dos seus animais de estimação, dentre os quais ao menos dois pitbulls. Em um vídeo publicado, ela aparece com um cachorro que usa uma focinheira.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …