Obstetra é suspenso após bebê nascer sem rosto em Portugal

Um obstetra português foi suspenso depois que um bebê nasceu sem nariz, olhos e parte do crânio. Os pais do pequeno Rodrigo não sabiam das graves anormalidades físicas do filho até o nascimento dele, no início deste mês.

Entidades médicas decidiram suspender Artur Carvalho por acusação de negligência.

Depois deste caso, surgiram novas queixas contra o profissional envolvendo bebês que nasceram na última década. Essa onda de relatos, publicada com detalhes e destaque pela mídia portuguesa, geraram indignação pelo país.

Segundo a imprensa local, o profissional era apelidado de “Dr. Cinco Minutos”, em razão da velocidade com que realizava exames pré-natais. Carvalho não comentou publicamente as acusações, e a BBC não conseguiu localizá-lo.

O garoto nasceu em 7 de outubro no hospital São Bernardo em Setúbal, cidade a quase 40 km de Lisboa. Ao longo do pré-natal, a mãe dele passou por três exames de ultrassom em uma clínica particular conduzidos pelo médico Artur Carvalho, mas segundo o relato dela, o profissional não apontou qualquer problema de saúde no feto.

Aos seis meses de gravidez, passou por um quarto exame, mais detalhado (5D), em uma outra clínica. Durante o procedimento surgiu a possibilidade de anormalidades na formação do feto, mas as suspeitas foram refutadas por Carvalho, segundo a mãe da criança.

“Ele explicou que às vezes algumas partes do rosto não são visíveis (em ultrassons) quando o rosto do bebê está grudado à barriga da mãe”, afirmou a tia de Rodrigo a uma emissora portuguesa.

Depois do nascimento dele, quando as malformações ficaram claras, os pais foram informados que a criança só sobreviveria por algumas horas. No entanto, duas semanas depois, Rodrigo está vivo e em tratamento médico no hospital.

Por não saberem dos problemas de saúde do filho, os pais decidiram registrar uma queixa contra o obstetra no Ministério Público.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam feitos, no mínimo, três ou quatro exames de ultrassonografia durante a gestação (a depender da duração dela), sendo dois no primeiro trimestre e um em cada trimestre seguido.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, recomenda-se que o primeiro ultrassom seja feito no início da gravidez, entre cinco e oito semanas, para verificar “localização da gravidez, tempo de gestação e quantidade de embriões”.

O segundo ultrassom serve para verificar riscos de doenças genéticas, anatomia do feto e transluscência nucal (que pode indicar se a criança tem síndrome de Down, por exemplo). O terceiro serve para verificar risco de malformação, doença genética e o gênero do bebê.

Quais são as outras acusações contra o médico?

Em meio à indignação em torno do bebê Rodrigo, vieram à tona reclamações anteriores contra o obstetra Artur Carvalho. Há ao menos seis queixas abertas contra ele, envolvendo casos ocorridos desde 2013. Segundo diversos casais que divulgaram suas histórias na mídia portuguesa, Carvalho falhou em detectar diversos problemas de saúde nos fetos.

Em um dos casos, de 2011, a criança nasceu com o rosto desfigurado, malformação das pernas e lesões cerebrais graves. Nenhum dos cinco exames de imagem realizados pelo obstetra indicou problema de saúde. A mãe do bebê, Laura Afonso, afirmou ao jornal Público que registrou uma queixa criminal contra o profissional, mas a Promotoria arquivou o caso sem ter ouvido o obstetra.

A decisão do Ministério Público se baseou no laudo do conselho médico-legal do Instituto de Medicina Legal, que descartou a possibilidade de essas malformações serem detectadas em exames pré-natais de rotina. A criança, hoje com oito anos, já passou por diversas cirurgias, mas ainda não consegue falar ou andar, segundo a mãe dela.

Segundo o Público, uma outra acusação criminal em 2007, envolvendo uma criança que morreu meses depois de nascer, também foi arquivada pela Promotoria.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …