Televisão russa divulga depoimento sobre suposta encenação do ataque químico na Síria

A televisão pública russa Rossiya 24 divulgou, na quarta-feira (18), o depoimento de um menino que afirma ter participado de uma encenação do suposto ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.

O embaixador russo junto das Nações Unidas, Vassili Nebenzia, já defendeu perante os jornalistas que a entrevista deve ser mostrada na próxima reunião do Conselho de Segurança, como “prova das manipulações” que envolvem o suposto ataque.

Na reportagem, intitulada “A encenação da guerra”, a Rossiya 24 afirma que o garoto, identificado como Hassan Diab, um sírio de 11 anos, desempenhou o papel de vítima de ataque químico em um vídeo filmado pela ONG de voluntários Capacetes Brancos, de onde partiu a denúncia do ataque.

“Ouvíamos na rua pessoas gritando ‘vão para o hospital’. E corremos até lá. Quando entrei, me agarraram de imediato, me jogaram água e me colocaram em uma cama junto com outras pessoas”, conta a criança.

O menino não faz qualquer referência a câmeras de filmagem no local, mas um homem apresentado como seu pai, Omar Diab, afirmou que “pela participação na filmagem, os combatentes deram tâmaras, bolos e arroz“.

“Quando soube que a minha família estava no hospital, fiquei louco. Saí do trabalho e voltei ao nosso distrito. Não vi ninguém, não ouvi nada sobre o ataque químico. Saí para fumar e também não senti nada”, disse.

“Entrei no hospital e perguntei pela minha família. Vi que havia muita água no chão da sala. Subi e vi a minha esposa e meus filhos. (…) Depois nos deram tâmaras e bolachas”, recorda.

O ataque com “gases tóxicos”, imputado às forças do regime de Bashar al-Assad, fez supostamente mais de 40 mortos e esteve na origem da ofensiva dos EUA, Reino Unido e França contra instalações ligadas à produção e armazenamento de armas químicas.

A Síria nega a autoria do ataque e a Rússia, país aliado do regime sírio, afirma que foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …