Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”.

Um dos nomes mais famosos da chamada “Era de Ouro” da pirataria, a “carreira” de Bellamy durou pouco mais de um ano, mas nesse período ele capturou mais de 50 navios, para se tornar o pirata mais rico já registrado na história.

Em 26 de abril de 1707 uma forte tempestade destruiu seu navio Whydah Gally, tirando a vida de Bellamy e outros 143 ocupantes, com somente 2 sobreviventes, e 43 desses corpos jamais foram encontrados – até agora,

Passados mais de três séculos do acidente que afundou o Whydah, na semana passada seis esqueletos em excelente estado foram encontrados na região da cidade de Wellfleet, no estado do Massachusetts, nos EUA, onde o navio originalmente afundou.

A equipe de mergulhadores que descobriu os corpos foi chefiada pelo arqueólogo estadunidense Barry Clifford, criador de um museu dedicado ao naufrágio. A expectativa é que um dos esqueletos seja do próprio Samuel “Sam” Bellamy, já que os restos mortais do pirata estão entre os que nunca foram encontrados.

O bom estado dos esqueletos se deve ao fato deles terem sido encontrados dentro de blocos solidificados embaixo d’água, formados por conchas, sedimentos e resíduos marinhos que foram se acumulando sobre os cadáveres, provavelmente retidos em partes submersas do barco.

A esperança de encontrar o corpo de Bellamy se dá pela praxe que sugere que o comandante deve permanecer no barco até o naufrágio. Os blocos encontrados por enquanto se tornaram parte do acervo do Whydah Pirate Museum, e se juntaram a diversos restos do barco, encontrados em 1984.

A lenda ao redor de “Black Sam” não se dá somente pela imensa riqueza acumulada em tão pouco tempo, mas também por sua conduta como pirata. Apelidado de “Robin Hood dos Mares”, ele se tornou célebre por ser um comandante democrático, que dividia corretamente os tesouros, ouvia opiniões e costumava ser justo com seus agregados, seus marinheiros e até mesmo seus prisioneiros.

O próprio Whydah era originalmente um navio de escravos, que foi atacado por Bellamy e seus piratas, que tomaram a embarcação, libertaram os prisioneiros e tornaram diversas pessoas até então em situação de escravidão em tripulantes do próprio navio: um terço da tripulação do Whydah era formado por homens de origem africana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …