Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica teria sido a responsável.

No trabalho publicado pela revista Science, pesquisadores afirmam que foi o impacto de um asteroide que causou a extinção dos dinossauros, mas que os vulcões podem ter moldado a vida que se desenvolveu posteriormente, revela a publicação Newsweek.

“Nossas evidências sugerem fortemente que a atividade vulcânica não contribuiu para a extinção”, afirma Pincelli Hull, professor assistente de Geologia e Geofísica na Universidade de Yale, em entrevista para a revista norte-americana.

A pesquisa de Hull reforça a teoria de que um asteroide (e não a atividade vulcânica ou uma combinação dos dois) foi o responsável pela extinção dos dinossauros.

“A extinção dos dinossauros e boa parte da vida, ocorrida 66 milhões de anos atrás, é um dos grandes mistérios da ciência”, afirma Pau Pearson, professor honorário da Universidade de Cardiff, que não esteve envolvido no estudo.

Muitos outros pesquisadores defendem que foi o impacto do asteroide Chicxulub que levou à extinção dos dinossauros. Porém, alguns acadêmicos argumentaram que uma série de erupções na atual Índia teve um papel secundário – ou mesmo principal – na extinção, expelindo lava e gases tóxicos por um período de centenas de milhares de anos. Este argumento dividiu o campo acadêmico em dois.

Hull e outros cientistas examinaram registros geológicos de mudanças de ciclos de aquecimento e carbono, comparando as informações com os modelos de aquecimento vulcânico para descobrir o que realmente aconteceu.

O carbono pode ser medido pela parte exterior do plâncton e dos crustáceos, que é formada a partir do carbonato extraído do CO2 nos oceanos.

Os pesquisadores identificaram que o cenário mais provável é o de um aquecimento vulcânico 200 anos antes da extinção, um período em que, de acordo com estudos anteriores, os dinossauros estariam prosperando.

A extinção pode ter ocorrido em um passado distante, mas os pesquisadores afirmam que hoje este evento tem uma importância vital.

“Este é um intrigante vislumbre de um momento fundamental da história da Terra. Caso não tivesse ocorrido, muito provavelmente não estaríamos aqui, e as espécies inteligentes na Terra seriam saurianas”, afirma Matt Genge, palestrante na Universidade de Londres (University College London – UCL) em entrevista à Newsweek.

Além disso, Genge observa que “esta pesquisa é uma lição e advertência […] Causamos quase tantos danos ao nosso planeta em 200 anos como algumas das maiores erupções vulcânicas ocorridas em 100.000 anos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …