Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

lun616 / Deviant Art

Genghis Khan unificou as tribos nômades antes de conquistar grandes áreas da Eurásia

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época.

Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, fundou aquele que foi o maior império do mundo – o Império Mongol.

Em estudo publicado na edição de junho de 2020 da revista científica Archaeological Research in Asia, pesquisadores da Austrália e da Mongólia reanalisaram ossos e dentes de animais antes encontrados por arqueólogos mongóis e japoneses no sítio arqueológico de Avraga (Mongólia).

Os arqueólogos suspeitavam que Avraga podia ter sido o habitual acampamento de inverno de Genghis Khan.

Para comprovar essa teoria, a equipe liderada por Jack Fenner recorreu à datação por radiocarbono dos artefatos anteriormente coletados.

Datação por radiocarbono

Mas, em virtude de a datação por radiocarbono poder ser imprecisa, atingindo facilmente diferenças entre 15 a 20 anos – e mesmo entre 50 a 75 anos caso não se tenha em conta a concentração atmosférica de carbono – os cientistas tiveram de desenvolver seu próprio método.

“O que fizemos foi tirar uma série de dados de radiocarbono da localização. Isso nos possibilitou então recorrer a uma ferramenta estatística para projetar quando o lugar foi primeiro ocupado e depois abandonado “, afirmou Fenner.

e seguida, a equipe procurou apurar a probabilidade de o lugar ter sido usado durante o tempo de Genghis Khan.

“A datação coincidiu muito de perto com o período da vida de Genghis Khan”, afirmou Fenner à ABC Australia.

“Não é uma ciência exata, mas a sobreposição [de datas] é tal que é muito provável que tenha sido ocupado pela primeira vez durante sua vida e tenha sido abandonado [depois] ou dentro de algumas décadas [após sua morte]”, acrescentou Fenner.

“A análise de isótopos de carbono, nitrogênio, oxigênio e estrôncio de ovinos, caprinos, bovinos, bem como de ossos e dentes de cavalo forneceu uma visão sobre a utilização do gado durante o império, e também nos deu uma base melhorada para avaliar dados de isótopos de restos humanos na região”, indica o estudo.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …