Sérgio Cabral sabia que seria preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Novos áudios divulgados pela Justiça mostram que mais pessoas tinham conhecimento do envolvimento do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) no esquema de corrupção e indicam que o próprio acusado já sabia, uma semana antes, que seria procurado pela polícia.

As gravações relatam viagens ilegais em helicóptero oficial, participação de um suposto funcionário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na era Cabral em ocultação de provas contra o então governador, além de comentários debochados sobre o funcionalismo público e o Poder Judiciário.

As conversas eram entre duas pessoas próximas da família de Sérgio Cabral: Fani, espécie de governanta da casa de Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador, e o marido dela, Ricardo.

Ele falou para mim que, semana passada, ele já tinha mais ou menos uma ideia que seria a qualquer hora, mas eles estavam esperando, eu acho, que semana que vem“, conta Fani.

Eles também aparecem comemorando por não serem citados na lista de usuários do helicóptero, que assumem ter usado com frequência.

Vem cá… Eu tive uma sorte! O Adilson tá aqui me falando… Saiu o nome da Eleuza, da Andréia na lista do helicóptero… O meu não saiu! (risos) Eu é que mais andava! Andréia era uma vez ou outra!“, diz Fani.

Sobre a possível prisão de Adriana, o casal fantasia: “A mulher do Cunha tá solta. Vão prender ela por quê?“, pergunta Ricardo.

O ponto mais misterioso é quando Fani e Ricardo conversam sobre Rodrigo, um suposto funcionário da SES, ainda não identificado. Os dois apontam que, caso a Operação Calicute chegue na pasta, ele estaria ameaçado.

O Rodrigo é que tem que tomar cuidado também“, alerta Ricardo, ciente do parentesco de Rodrigo com Adriana. Fani ameniza: “Ele falou que não está preocupado porque ainda estão mexendo só com obras.” Mas Ricardo salienta: “Se mexerem com a saúde, é que vai ser…

Em outro áudio, um dos operadores financeiros do esquema, Wagner Jordão Garcia, preso pela Calicute, conversa com Luiz Rogério Gonçalves Magalhães, o ex-tesoureiro do PMDB sobre o atual secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

Eles explicam por que o acham esperto. “Ele pagou a segurança e a educação. Está cagando para a saúde, mas não é cagando. Está mais preocupado com os professores, que são xiitas, né? E com a segurança, porque porra, mexer com segurança é terrível (…) E precisa ter alguém que defenda o Palácio, né?“, diz Wagner.

Eles consideram a Educação um movimento mais forte e duvidam da capacidade de mobilização da Saúde. “A Saúde tem consequências para a sociedade, mas não tem uma força política de mobilização. Porque a maioria é terceirizada, né?“, explica Magalhães.

Engano deixa Bezerra livre por um dia

Preso na Operação Calicute, Luiz Carlos Bezerra, suposto operador financeiro do esquema investigado, passou 24 horas fora da prisão por uma “falta de cuidado”. Na manhã de quarta-feira, ele foi colocado em liberdade por engano.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ele havia sido libertado com habeas corpus no processo que o acusa de porte ilegal de armas. Quando a Polícia Civil apurou se Bezerra havia outro mandado contra ele, apareceu a mensagem Nada consta.

No entanto, o acusado de ser o operador financeiro do esquema se apresentou ontem à Justiça Federal, acompanhado de seu advogado. De acordo com a Procuradoria da República no Rio, Wagner Jordão Garcia, outro suposto operador do esquema, tentou fugir da operação carregando uma maleta com R$ 22 mil. Ele foi preso em Ipanema, onde mora.

Ele teria descido pelo elevador às 5h55 na tentativa de fuga. Mas não deu certo: assim que saiu, deu de cara com os investigadores, que esperavam o relógio marcar 6h para entrar em ação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …