Sérgio Cabral sabia que seria preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Novos áudios divulgados pela Justiça mostram que mais pessoas tinham conhecimento do envolvimento do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) no esquema de corrupção e indicam que o próprio acusado já sabia, uma semana antes, que seria procurado pela polícia.

As gravações relatam viagens ilegais em helicóptero oficial, participação de um suposto funcionário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na era Cabral em ocultação de provas contra o então governador, além de comentários debochados sobre o funcionalismo público e o Poder Judiciário.

As conversas eram entre duas pessoas próximas da família de Sérgio Cabral: Fani, espécie de governanta da casa de Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador, e o marido dela, Ricardo.

Ele falou para mim que, semana passada, ele já tinha mais ou menos uma ideia que seria a qualquer hora, mas eles estavam esperando, eu acho, que semana que vem“, conta Fani.

Eles também aparecem comemorando por não serem citados na lista de usuários do helicóptero, que assumem ter usado com frequência.

Vem cá… Eu tive uma sorte! O Adilson tá aqui me falando… Saiu o nome da Eleuza, da Andréia na lista do helicóptero… O meu não saiu! (risos) Eu é que mais andava! Andréia era uma vez ou outra!“, diz Fani.

Sobre a possível prisão de Adriana, o casal fantasia: “A mulher do Cunha tá solta. Vão prender ela por quê?“, pergunta Ricardo.

O ponto mais misterioso é quando Fani e Ricardo conversam sobre Rodrigo, um suposto funcionário da SES, ainda não identificado. Os dois apontam que, caso a Operação Calicute chegue na pasta, ele estaria ameaçado.

O Rodrigo é que tem que tomar cuidado também“, alerta Ricardo, ciente do parentesco de Rodrigo com Adriana. Fani ameniza: “Ele falou que não está preocupado porque ainda estão mexendo só com obras.” Mas Ricardo salienta: “Se mexerem com a saúde, é que vai ser…

Em outro áudio, um dos operadores financeiros do esquema, Wagner Jordão Garcia, preso pela Calicute, conversa com Luiz Rogério Gonçalves Magalhães, o ex-tesoureiro do PMDB sobre o atual secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

Eles explicam por que o acham esperto. “Ele pagou a segurança e a educação. Está cagando para a saúde, mas não é cagando. Está mais preocupado com os professores, que são xiitas, né? E com a segurança, porque porra, mexer com segurança é terrível (…) E precisa ter alguém que defenda o Palácio, né?“, diz Wagner.

Eles consideram a Educação um movimento mais forte e duvidam da capacidade de mobilização da Saúde. “A Saúde tem consequências para a sociedade, mas não tem uma força política de mobilização. Porque a maioria é terceirizada, né?“, explica Magalhães.

Engano deixa Bezerra livre por um dia

Preso na Operação Calicute, Luiz Carlos Bezerra, suposto operador financeiro do esquema investigado, passou 24 horas fora da prisão por uma “falta de cuidado”. Na manhã de quarta-feira, ele foi colocado em liberdade por engano.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ele havia sido libertado com habeas corpus no processo que o acusa de porte ilegal de armas. Quando a Polícia Civil apurou se Bezerra havia outro mandado contra ele, apareceu a mensagem Nada consta.

No entanto, o acusado de ser o operador financeiro do esquema se apresentou ontem à Justiça Federal, acompanhado de seu advogado. De acordo com a Procuradoria da República no Rio, Wagner Jordão Garcia, outro suposto operador do esquema, tentou fugir da operação carregando uma maleta com R$ 22 mil. Ele foi preso em Ipanema, onde mora.

Ele teria descido pelo elevador às 5h55 na tentativa de fuga. Mas não deu certo: assim que saiu, deu de cara com os investigadores, que esperavam o relógio marcar 6h para entrar em ação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …