Sérgio Cabral sabia que seria preso

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral

Novos áudios divulgados pela Justiça mostram que mais pessoas tinham conhecimento do envolvimento do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) no esquema de corrupção e indicam que o próprio acusado já sabia, uma semana antes, que seria procurado pela polícia.

As gravações relatam viagens ilegais em helicóptero oficial, participação de um suposto funcionário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na era Cabral em ocultação de provas contra o então governador, além de comentários debochados sobre o funcionalismo público e o Poder Judiciário.

As conversas eram entre duas pessoas próximas da família de Sérgio Cabral: Fani, espécie de governanta da casa de Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador, e o marido dela, Ricardo.

Ele falou para mim que, semana passada, ele já tinha mais ou menos uma ideia que seria a qualquer hora, mas eles estavam esperando, eu acho, que semana que vem“, conta Fani.

Eles também aparecem comemorando por não serem citados na lista de usuários do helicóptero, que assumem ter usado com frequência.

Vem cá… Eu tive uma sorte! O Adilson tá aqui me falando… Saiu o nome da Eleuza, da Andréia na lista do helicóptero… O meu não saiu! (risos) Eu é que mais andava! Andréia era uma vez ou outra!“, diz Fani.

Sobre a possível prisão de Adriana, o casal fantasia: “A mulher do Cunha tá solta. Vão prender ela por quê?“, pergunta Ricardo.

O ponto mais misterioso é quando Fani e Ricardo conversam sobre Rodrigo, um suposto funcionário da SES, ainda não identificado. Os dois apontam que, caso a Operação Calicute chegue na pasta, ele estaria ameaçado.

O Rodrigo é que tem que tomar cuidado também“, alerta Ricardo, ciente do parentesco de Rodrigo com Adriana. Fani ameniza: “Ele falou que não está preocupado porque ainda estão mexendo só com obras.” Mas Ricardo salienta: “Se mexerem com a saúde, é que vai ser…

Em outro áudio, um dos operadores financeiros do esquema, Wagner Jordão Garcia, preso pela Calicute, conversa com Luiz Rogério Gonçalves Magalhães, o ex-tesoureiro do PMDB sobre o atual secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

Eles explicam por que o acham esperto. “Ele pagou a segurança e a educação. Está cagando para a saúde, mas não é cagando. Está mais preocupado com os professores, que são xiitas, né? E com a segurança, porque porra, mexer com segurança é terrível (…) E precisa ter alguém que defenda o Palácio, né?“, diz Wagner.

Eles consideram a Educação um movimento mais forte e duvidam da capacidade de mobilização da Saúde. “A Saúde tem consequências para a sociedade, mas não tem uma força política de mobilização. Porque a maioria é terceirizada, né?“, explica Magalhães.

Engano deixa Bezerra livre por um dia

Preso na Operação Calicute, Luiz Carlos Bezerra, suposto operador financeiro do esquema investigado, passou 24 horas fora da prisão por uma “falta de cuidado”. Na manhã de quarta-feira, ele foi colocado em liberdade por engano.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ele havia sido libertado com habeas corpus no processo que o acusa de porte ilegal de armas. Quando a Polícia Civil apurou se Bezerra havia outro mandado contra ele, apareceu a mensagem Nada consta.

No entanto, o acusado de ser o operador financeiro do esquema se apresentou ontem à Justiça Federal, acompanhado de seu advogado. De acordo com a Procuradoria da República no Rio, Wagner Jordão Garcia, outro suposto operador do esquema, tentou fugir da operação carregando uma maleta com R$ 22 mil. Ele foi preso em Ipanema, onde mora.

Ele teria descido pelo elevador às 5h55 na tentativa de fuga. Mas não deu certo: assim que saiu, deu de cara com os investigadores, que esperavam o relógio marcar 6h para entrar em ação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …