O condado de Wicklow, na Irlanda, foi recentemente assolado por uma onda de incêndios florestais que ameaçaram várias casas e florestas. No entanto, surgiu algo de bom na tragédia: uma mensagem escondida desde a Segunda Guerra Mundial.
Os restos queimados de um terreno, em Bray Head, revelaram a mensagem feita com pedras, onde é possível ler “Eire“ (Irlanda, na língua irlandesa).
O aviso teria sido colocado no litoral da ilha durante a Segunda Guerra Mundial para indicar aos bombardeiros que sobrevoavam um território neutro.
O sinal aéreo foi detectado pela Unidade de Apoio Aéreo de Garda, a polícia irlandesa, enquanto sobrevoam o local após os incêndios.
Este não é o único aviso “Eire” conhecido. Segundo Michael Kennedy, da Guarding Neutral Ireland, há vários sinais deste gênero espalhados ao longo de toda a costa.
“Os sinais foram construídos pelo Coast Watching Service no verão de 1944 para avisar as aeronaves que sobrevoavam um país neutro”, disse em declarações ao Dublin Live. Acrescentando que “cerca de 150 toneladas de pedra foram utilizadas em alguns destes 83 sinais espalhados pela costa da Irlanda.”
“A pedido da Força Aérea norte-americana, o número de postos de vigilância foi sendo acrescentado, transformando esses sinais em ajuda para a navegação aérea”, explicou.
No entanto, e de acordo com a tripulação da Unidade de Apoio Aéreo da Garda, este é um achado incomum, uma vez que nem todos os sinais da Segunda Guerra Mundial sobreviveram até os dias de hoje.
Um fenômeno semelhante também foi relatado na ilha da Irlanda. Depois de um período de seca brutal, sinais misteriosos de um monumento de 5 mil anos de idade apareceram magicamente em uma plantação.
Ciberia // ZAP