“Enforquem os brancos”: rapper francês será julgado por incitar violência

O rapper francês Nick Conrad, autor do tema “Pendez les blancs”, que provocou uma enorme polêmica no país, foi chamado a comparecer em tribunal em janeiro de 2019 para ser julgado, afirmou nesta sexta-feira (28) o seu advogado.

O músico é acusado de “incitação direta a crimes contra a vida” e pode sofrer uma pena de cinco anos de prisão e 45 mil euros de multa. Nick Conrad era desconhecido na França até a divulgação do seu último vídeo, há alguns dias, que provocou imediatamente diversas reações. “Há um processo, e espero ser ouvido”, disse o artista.

“Um texto deve ser interpretado com profundidade, não apenas superficialmente. Não volto atrás e não me arrependo do que disse, não acho que seja violento“, sustenta o rapper francês.

Na canção, Nick Conrad incita a matar “bebês brancos”. “Peguem eles, enforquem seus pais”, canta o artista.

O vídeo – que começou a ser retirado das diferentes plataformas de vídeo online – começa pelo que seria a cena final, com um homem branco enforcado e pendurado durante a noite, em um bairro da periferia de Paris.

Nas cenas seguintes, o homem aparece sequestrado com um saco de lixo na cabeça. Começam então alguns minutos de tortura, com dois homens negros colocando o cano do revólver na boca da vítima. Eles deixam o homem fugir, e riem enquanto dizem que “os brancos correm depressa”, antes de alvejá-lo pelas costas.

“Cortem os membros, para divertir as crianças negras, grandes ou pequenas. Quero sentir o cheiro da morte e ver o sangue escorrer”, relata o vídeo, enquanto mostra um homem com a cabeça esmagada na calçada, uma referência ao filme American History X.

(cv)

“Enforquem os brancos”, Nick Conrad

A classe política francesa criticou duramente o vídeo. O representante do partido de direita Os Republicanos no Senado, Bruno Retailleau, afirmou que, “se algumas pessoas têm esse discurso, é porque existe certa forma de impunidade. É essa violência que alimenta o terrorismo“, realçou o político.

O ministro do Interior, Gérard Collomb, realçou também que artistas como Nick Conrad têm um público jovem. “É assim que pervertemos a sociedade, da pior forma possível”, afirmou o político francês.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, o rapper afirma que “quis inverter os papeis do homem branco e do homem negro”, e salientou que “tinha previsto algum choque, mas não nesse nível”.

Ciberia // ZAP / RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …