“Enforquem os brancos”: rapper francês será julgado por incitar violência

O rapper francês Nick Conrad, autor do tema “Pendez les blancs”, que provocou uma enorme polêmica no país, foi chamado a comparecer em tribunal em janeiro de 2019 para ser julgado, afirmou nesta sexta-feira (28) o seu advogado.

O músico é acusado de “incitação direta a crimes contra a vida” e pode sofrer uma pena de cinco anos de prisão e 45 mil euros de multa. Nick Conrad era desconhecido na França até a divulgação do seu último vídeo, há alguns dias, que provocou imediatamente diversas reações. “Há um processo, e espero ser ouvido”, disse o artista.

“Um texto deve ser interpretado com profundidade, não apenas superficialmente. Não volto atrás e não me arrependo do que disse, não acho que seja violento“, sustenta o rapper francês.

Na canção, Nick Conrad incita a matar “bebês brancos”. “Peguem eles, enforquem seus pais”, canta o artista.

O vídeo – que começou a ser retirado das diferentes plataformas de vídeo online – começa pelo que seria a cena final, com um homem branco enforcado e pendurado durante a noite, em um bairro da periferia de Paris.

Nas cenas seguintes, o homem aparece sequestrado com um saco de lixo na cabeça. Começam então alguns minutos de tortura, com dois homens negros colocando o cano do revólver na boca da vítima. Eles deixam o homem fugir, e riem enquanto dizem que “os brancos correm depressa”, antes de alvejá-lo pelas costas.

“Cortem os membros, para divertir as crianças negras, grandes ou pequenas. Quero sentir o cheiro da morte e ver o sangue escorrer”, relata o vídeo, enquanto mostra um homem com a cabeça esmagada na calçada, uma referência ao filme American History X.

(cv)

“Enforquem os brancos”, Nick Conrad

A classe política francesa criticou duramente o vídeo. O representante do partido de direita Os Republicanos no Senado, Bruno Retailleau, afirmou que, “se algumas pessoas têm esse discurso, é porque existe certa forma de impunidade. É essa violência que alimenta o terrorismo“, realçou o político.

O ministro do Interior, Gérard Collomb, realçou também que artistas como Nick Conrad têm um público jovem. “É assim que pervertemos a sociedade, da pior forma possível”, afirmou o político francês.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, o rapper afirma que “quis inverter os papeis do homem branco e do homem negro”, e salientou que “tinha previsto algum choque, mas não nesse nível”.

Ciberia // ZAP / RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …