Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly.

Há várias expressões que envolvem animais usadas, muitas vezes inconscientemente, no nosso cotidiano. “Agarrar o touro pelos chifres” ou “matar dois coelhos com uma cajadada só” são exemplos comuns de como invocamos expressões animalescas em vão. Seria um pecado?

Para a associação não-governamental de defesa dos animais, sim. A PETA considera que esse tipo de expressão e ditado são pouco simpáticos aos animais e, por esse motivo, pretende acabar com eles – ou matá-los com uma cajadada só.

A organização compartilhou sua intenção no Twitter, destacando que “as palavras importam” e que a linguagem também deve evoluir, acompanhando a evolução da compreensão da justiça social. Por esse motivo, a associação apresentou algumas alternativas a expressões comuns em inglês para evitar usar “linguagem anti-animal”.

“As palavras importam. E à medida que nosso entendimento de justiça social evolui, nossa linguagem evolui também. Vejamos como podemos remover o especiesismo das nossas conversas diárias”, escreveu a PETA em um tuíte que rapidamente se tornou viral, dividindo as reações em três extremos: contestação, humor e manifestações de apoio.

Há alguns ditados que têm correspondência para português. A PETA sugere que em vez de se dizer “agarrar o touro pelos chifres”, se diga “pegar nas flores pelos espinhos“, por exemplo. Além disso, em vez de se “matar dois pássaros [o equivalente aos coelhos em português] com uma cajadada só”, a PETA pede a substituição desta expressão por “alimentar dois pássaros [coelhos] com um bolinho“.

Segundo o Público, aproveitando a carona, podemos adaptar uma infinidade de frases comuns na língua portuguesa.

No entanto, essa alteração de expressões não é recente. Pelo mesmo motivo que a associação invoca, já foram criadas alternativas a algumas músicas infantis. Para o popular “atirei o pau no gato”, sugere-se que se atire um peixe ao felino.

Será o peixe a solução pet-friendly para essa música popular ou seria um exagero considerar que o “pau” torna essa letra uma linguagem anti-animal? Nas redes sociais, o assunto já está é debatido. Por aqui, ficamos com a certeza de que, pelo menos nessa versão da música, o gato não passa fome.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …

Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly. Há várias expressões que …

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos. A fotografia, postada por Brent Rosse no Instagram, mostra o …

Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque "são inúteis"

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses …

“Gravidez é um problema que só dura nove meses”, diz futura ministra de Bolsonaro

A futura ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do futuro governo de Bolsonaro afirmou que a gravidez é “um problema que só dura nove meses”, assumindo-se contra o aborto. “Se a gravidez é …